Grupo  Escoteiro
Bem-te-vi - 204

2012-2017
5 anos do 
G.E. 
Bem-te-vi!

Paulínia-SP
A prática do Escotismo prevê atividades adequadas às faixas etárias e assim os beneficiários são divididos em Ramos - Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Em cada um deles, o Método e os Princípios do Escotismo são aplicados - vida em equipe, atividades majoritariamente ao ar livre, atividades atraentes, progressivas e variadas.

O Escotismo foi iniciado pelo general inglês Lord Baden-Powell (1857-1941), a partir de suas experiências na Índia e na África.

Os beneficiários do Escotismo dividem-se em quatro Ramos, por faixa etária:
  1. Ramo LOBINHO
    Dos 6 anos e meio aos 10 anos, a criança é um(a) Lobinho(a) e faz parte de uma matilha
    A ênfase deste Ramo é a socialização e seu lema é "Melhor Possível!", indicando que é pedido da criança dar o melhor de si, dentro de seus limites, mas estimulando-a a desenvolver continuamente seus potenciais. Há um fundo de cena, baseado no "Livro da Jângal" do escritor inglês Rudyard Kipling.
  2. Ramo ESCOTEIRO
    Dos 11 aos 14 anos, o(a) adolescente é um(a) Escoteiro(a) e faz parte de uma das Patrulhas da Tropa Escoteira.
    A ênfase nesta faixa é a criação ou ampliação da autonomia. A tropa pode ter até 4 patrulhas, equipes fixas de até 8 jovens. Em nosso Grupo funcionam as patrulhas Tigre, Leão e Raposa, identificadas em bandeirola no respectivo bastão da patrulha. Cada patrulha é dirigida por um dos seus integrantes, o monitor, que seleciona outro integrante, o submonitor, para auxiliá-lo e substituí-lo em sua ausência. Seu lema é o famoso "Sempre Alerta!".
  3. Ramo SÊNIOR
    Dos 15 aos 17 anos, o adolescente é um Sênior e faz parte de uma das Patrulhas da Tropa Sênior.
    A ênfase nesta faixa é a criação ou ampliação da autonomia. A tropa pode ter até 4 patrulhas, equipes fixas de até 6 jovens. As patrulhas têm identidade própria e são representadas numa bandeirola que vai no bastão de patrulha carregada pelo monitor, o líder da patrulha. Seu lema também é o "Sempre Alerta!".
  4. Ramo PIONEIRO
    Dos 18 aos 21 anos incompletos, o jovem é um(a) Pioneiro(a) e faz atividades em seu CLã Pioneiro.
    A ênfase está na integração do jovem ao mundo, estimulando a busca por serviço à comunidade. Por isto o lema deste Ramo é "Servir!".